segunda-feira, 12 de maio de 2014

Desmistificando o Bolsa Família (para quem odeia e para quem idolatra)



Comeco dizendo que não sou contra o Bolsa Família. Sei que as pessoas, em sua maioria, apenas reproduzem coisas que ouvem sobre os mais diversos assuntos, como se fossem potes vazios onde qualquer pessoa coloca o que quiser. Estas pessoas saem dizendo coisas e opinando sobre assuntos que não conhecem, um pouquinho,  mais a fundo, apenas superficialmente então vamos aos prós e contras.

Porque o bolsa família é válido.

Vamos combinar que quem nunca passou perto de sentir fome e de ver seus filhos com fome, não sabe de verdade o que é isso. Ouvir dizer não é o mesmo que sentir, não esquecendo que: para saber o que sente uma pessoa você preicsa andar com os sapatos dela e pisar onde ela pisou (as adversidades se apresentam de forma diferente para cada um).

Eu, quando crianca, ví minha mãe, que sempre foi muuuuito guerreira, se virar nos 30 para criar as 4 filhas e, muitas vezes, passou por sufocos para nos alimentar. Se naquela época existisse um bolsa família para ajudar seria bem vindo e, tenho certeza, não faria dela uma preguicosa (até porque o valor não é nenhuma fortuna), mas iria evitar que nossas barrigas roncassem de fome. Minha história serve apenas para ilustrar um pouco tudo isso, porque não chega nem perto da história de pessoas que vivem em pontos inimagináveis do Brasil vivendo na extrema pobreza. Procurem ver documentários.

Quando foi criado e por quem??

Embora os defensores ferrenhos do PT tenham o Sr. Lula como criador do programa isso não é verdade e, mais uma vez, falo com conhecimento de causa.
Trabalhei na Secretaria de Educacão de São Bernardo por 10 anos e sei que o Programa foi criado no Governo Fernando Henrique e tinha o nome de "Bolsa Escola". Fui uma das funcionárias que foi escolhida para fazer o cadastro das famílias. Íamos nas escolas fazer isso. O benefício era (não sei se ainda é) atrelado a frequência do aluno na escola. Se o aluno faltasse, além do permitido, a família perdia o benefício. E perdia mesmo.


A pessoa se acomoda com o benefício e recebe mesmo sem precisar??

Vou contar para vocês o que já presenciei na secretaria:

Já vi mães indo devolver o cartão e dizendo: Meu marido arrumou emprego, eu estou devolvendo para vocês beneficiarem outra família. Sim, isso existe eu ví e ouvi, então não generalizem.

Também já ví gente indo na Secretaria denunciar pastores Evangélicos que andavam de carro importado e recebiam o bolsa família. O jeitinho, a falcatrua vai existir em qualquer programa. Quantas vezes assistimos na TV reportagens sobre Nobres Deputados que recebem pensões absurdas porque alegaram doencas que nem existem? E aqui no exterior vocês pensam que não existem pessoas que fazem o mesmo? recebem o benefício do governo alegando doencas que não existem e se gabam disto. 


O lado ruim do Bolsa Família.

O lado ruim é que o Sr. Lula, que era contra o Bolsa escola e chegou acusar o governo Fernando Hnerique de dar esmolas, acabou usando este programa (mudando o nome) para manipular as massas. Fez com que a classe menos favorecida o colocasse em um pedestal como se fosse um santo. Usa boatos nas campanhas para dizer para o povo mal informado, que o concorrente vai acabar com o programa etc, etc. Mas o pior mesmo é que não dá o que de verdade o povo tem direito que é: EDUCACÃO, SAÚDE, LAZER, CULTURA, ESPORTE, MORADIA, SANEAMENTO BÁSICO, POLÏTICA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR (não estou falando de controle de natalidade) e tudo mais que faz as pessoas viverem como gente. O Brasil nunca esteve tão feio, tão violento, tão pobre. Sim, porque receber bolsa família não faz ninguém mudar de classe social, isso não existe.


As pessoas que recebem o benefício subiram de classe social??

Isso seria muito bom se fosse verdade. Claro que não. Eles podem ter saído da pobreza extrema para muito pobre.  João, Maria, José...conseguem, agora,  garantir o pão e o leite de cada dia mas continuam internados em corredores quando precisam de hospital, seus filhos continuam sem escolas, o esgoto continua passando na porta da sua casa, seus filhos continuam na rua, os traficantes continuam chegando nas criancas ociosas, as cracolandias continuam crescendo e a violência também...isso é o retrato do DESCASO de Governantes com a sua populacão.Quando se mora fora um tempo, não ficamos bestas como muitos pensam, apenas conseguimos enxergar com uma clareza absurda o quanto o povo Brasileiro é MASSACRADO.

Então, critiquem o governo, cobrem do governo um Brasil melhor. Programas sociais fazem parte de qualquer governo e precisa existir...o problema é o PT usar isso para manipular massas e não deixar-los enxergar que eles tem direito a muito, muuuuito mais.


Nenhum comentário: