sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

E o click que vai mudar sua vida...pode estar nas páginas de um livro.



Sempre achei que livro é a melhor das terapias. Em vários momentos da minha vida me peguei, depois de um período sem ler, com sede de leitura, "crise de abstinência"...querendo alimentar a alma.

Não gosto quando tentam, os pseudo intelectuais, classificar alguns gêneros como leitura inferior. Livro é livro, e se ele faz você pensar, faz você crescer, te transforma com alguma frase, com a atitude de algum personagem ou as dicas de alguém que passou por algum problema...ótimo, ele cumpriu o seu papel transformador. 

Lendo o livro "A Arte de Ler" de Michelle Petit onde ela comenta experiências de mediadores de leitura em situacões de adversidade, especialmente em países da América Latina, entre eles o Brasil, confirmei o que eu já pensava. O depoimento das pessoas que, de alguma forma, conseguiram enxergar a luz no fim do túnel depois de ler um livro são lindos. Não dá para transcrever aqui todo o livro, mas cito algumas das frases.

Com relacão aos livros Michele diz:  "O que faz a felicidade de um entediará ou angustiará o outro, tamanha é a diferenca entre os leitores: de idade, sexo, geracão, contextos sociais e culturais nos quais eles vivem, a história própria de cada um e a qual eles devem enfrentar".

" Os livros lidos ajudam algumas vezes a manter a dor ou o medo à distância, transformar a agonia em ideia e a reencontrar a alegria".

"Do nascimento a velhice, estamos sempre em busca de ecos do que vivemoss de forma obscura, confusa, e que às vezes se revela, se explicita de forma luminosa, e se transforma, gracas a uma história, um fragmento de uma simples frase".

"A leitura consola, acalma, pois aciona nossos registros traumáticos mais obscuros"".

De uma leitora: "Leio na cama. É como se fosse a peneira entre osp roblemas do dia e a noite. E isso nutre os meus sonhos"

"Eu vi pessoas debilitadas, acometidas por uma desgraca familiar ou simplesmente afetadas pela partida de seus filhos se aproximar dos clubes de leitura, reencontrando uma vontade de viver ao compartilhar leituras e conversas"" - Blanca Calvo - Espanha

"Pela mão de Willy (o heroi de A.Browne), aos dezessete anos, me afundei horas e dias na maravilhosa Biblioteca Comunitária de Semilhas Creativas (...) A minha descoberta foi dupla: não somente de leitura, mas também de um espaco onde me encontrei, onde comecei a me construir como um ser diferente. Deixei de fazer parte do grupo de jovens que quebravam constantemente os vidros da biblioteca. Agora eu estava do outro lado. Aquele livro me deu a forca necessária para enfrentar a virada decisiva de minha vida, aceitar que eu não era mais o mesmo, suportar sê-lo entre meus amigos, que não compartilhavam o que eu pensava e que tive de enfrentar para defender minha nova maneira de ver a vida" - Ignácio - Leitor de ciudad Bolivar um dos bairros mais pobres de Bogotá, na Colômbia. 

Diante deste último depoimento alguém ainda duvida que a solucão está na EDUCACÃO??

Por isso toco meu projetinho, por isso envio livrinhos para criancas sonharem...por isso faco minha parte. Para quem ainda não sabe do que se trata o projeto aqui está o link do face. https://www.facebook.com/pages/Magia-sem-fronteiras/167100863442744?ref=hl

Quanto ao livro "A Arte de Ler" de Michele Petit - recomendo fortemente. Editora 34.

Pais: leiam para seus filhos, histórias inspiradoras...isso vai poupar muuuita saliva na adolescência.

bj


Um comentário:

Armando disse...

Juliette, esse tema tema a ver muito com o teu perfil no Blog.
Parabéns ! Não pude resistir e fiz a tradução da parte inicial desse perfil, em alemão:
"Jemand, der es wagen vorzieht, statt darüber zu denken wie es riskant gewesen wäre, wenn er gewagt hätte ... und Träume, viele Träume."