terça-feira, 19 de junho de 2012

Lavagem Cerebral do bem


            “Lavagem  Cerebral” do bem.


Várias lavagens cerebrais do mal são feitas nas pessoas enquanto estão crescendo e formando sua personalidade. Algumas pessoas crescem acreditando em coisas absurdas que a religião impõe chegando ao cúmulo de cometer atrocidades em nome de Deus. Outras crescem se achando, feia, gorda, burra, incapaz e outras acreditando que a cor determina quem é mais importante etc. Tudo que é incutido na cabeca na mais tenra idade gruda no cérebro como uma cola e só com muuita dificuldade a pessoa se liberta desta gaiola mental. Pensando desta forma cheguei a conclusão que podemos trabalhar o cérebro de uma crianca para o bem…A “LAVAGEM CEREBRAL” DO BEM.

Podemos comecar com a AUTO ESTIMA, mostrando que ela é capaz, é inteligente, não é diferente de ninguém e que a forca que ela precisa para tudo nesta vida está dentro dela. Podemos ensinar também o RESPEITO AO PRÓXIMO…a importancia de respeitar as diferencas e deixar todo mundo ser feliz. RESPEITO AO MEIO AMBIENTE e a importância de tratar o planeta como se fosse a sua casa, e é (alguém joga lixo no chão da sala?) então porque jogar lixo na rua? A lavagem cerebral do bem podia continuar ensinando a IMPORTÂNCIA DE SE ADQUIRIR O HÁBITO DA LEITURA e como este hábito trará coisas boas, abrirá a mente e muitas portas. Poderíamos e deveriamos ja estar fazendo uma importante lavagem cerebral do bem mostrando às criancas o PODER DESTRUTIVO DAS DROGAS e falar como é escuro e fundo o poco para onde ela leva as pessoas e de onde poucas conseguem sair. A droga tem se mostrado o mal do século e o aumento da violência também se deve ao maior número de consumidores porque, quando drogada, a pessoa perde a dignidade e a nocão do certo e errado… ela mente, ela rouba, ela mata, ela se prostitui e se destroi como ninguém mais seria capaz de fazer…vira um lixo, um ZUMBI, um nada…e a família morre junto.

Quando se aproximar de uma crianca, escolha um tema e faca a “lavagem cerebral” do bem…se não tiver nada bom para falar se cale, mas se abrir a boca ensine a ela o caminho para se viver bem, de forma equlibrada e em harmonia com todos. Estes conceitos repetidos muitas vezes também vão grudar no cérebro mas teremos entao, pessoas melhores e mais equilibradas.

Quando falamos com uma  crianca, contamos uma história ou ensinamos algo e conseguimos capturar olhares como estes da foto abaixo, é porque a magia aconteceu, a mensagem foi passada e alí tem uma pessoinha transformada. Acredito piamente nisso e sei que o livro é o melhor meio para alcancar todos os caminhos da mente infantil.

Foto de Juliano Rocha feita durante uma contacão de histórias na Vila Zumbi em Curitiba. (esta foto tem alma)

4 comentários:

Jô Bibas disse...

Eu pude presenciar in loco o quanto você acredita nisso. E eu também. Mesmo que na hora pareça estar pregando no deserto, uma semente sempre fica.
BJô

Juliette disse...

A semente fica Jo, tenho certeza disso.

bj

Ana Maria M. D'Avila disse...

Ju,
amei este seu texto. Estou compartilhando com meu filho parA quue ele possa dar inicio imediatamente na lavagem cerebral do bem. adorei tb este titulo.
Estou absolutamente impressionada com esse seu talento pra dizer as coisas que precisam ser ditas.
Parabéns Ju. bjk
Ana

Juliette disse...

Obrigada Ana. Na verdade quando acreditamos de verdade em algo fica fácil passar para o papel :)).

bj