sábado, 31 de março de 2012

Os caminhos estao aumentando, ficando sinalizados e alcancando os lugares mais distantes :))


Hoje assisti uma reportagem que fala que o Brasileiro está mais consciente de que para combater a criminalidade, não basta investir na seguranca pública, tem que investir em Educacão primeiro. Ao mesmo tempo tenho visto tantas, mas tantas acões no sentido de levar educacao e cultura para a populacao que só posso dizer que algo comecou a mudar. Não estou falando de acões do governo porque se formos esperar por estas acões o Brasil caminha a passinho de tartaruga. Estou falando de pessoas que, apesar de terem suas ocupacoes, sua vida atribulada, arrumam um tempinho para levar conhecimento para criancas e adultos e com isso mudam vidas. Tempos atrás escrevi aqui sobre uns livrinhos infantis que foram colocados a venda na biblioteca onde trabalho por um precinho simbolico, e como consegui te-los para traduzir e mandar para o Brasil. Quando escrevi o post não sabia exatamente para onde eles iriam, ainda não tinha achado um destino certo. Passei alguns meses só traduzindo e trabalhando nos livrinhos e a boa notícia é que, andando de blog em blog, encontrei duas pessoas mais que especiais que moram em Curitiba e que tocam 2 projetos muuuuito legais. Resolvi então que os livrinhos iriam para as mãos delas e não poderia ter escolhido melhor. Daniele Carneiro criou uma Biblioteca Comunitária em um Sítio - aqui você fica sabendo tudo sobre a biblioteca, o sítio, além de ter muuuitas dicas sobre como montar uma biblioteca comunitária, doar, cuidar dos livros etc. http://bibliotecadositio.blogspot.com/


Jô Bibas está a frente da FREGUESIA do LIVRO que pretende espalhar por toda a cidade pontos de empréstimos de livros, além de abastecer pequenas bibliotecas comunitárias já existentes. Permitir que todo mundo tenha acesso a livros é a ideia - aqui voce fica sabendo mais sobre o assunto e também pode preencher um formulário, cadastrar sua biblioteca ou criar um ponto de empréstimo no seu comércio - http://freguesiadolivro.wordpress.com/


Ja enviei uma caixa com livrinhos para Curitiba, mas ainda tenho alguns para traduzir e alguns (em torno de 45 no momento) ja traduzidos, mas estes irão comigo para o Brasil na próxima viagem porque o custo do correio é elevado para enviar sempre. Quando enviei a primeira leva de livros fui presenteada com um post no blog livros e afins http://livroseafins.com/livros-holandeses-reaproveitados-para-leitores-brasileiros/ e com um post na Freguesia do livro http://freguesiadolivro.wordpress.com/2012/03/15/livros-da-holanda-para-a-freguesia-pura-magia/ - lá voces tambem podem ver fotos dos livros holandeses depois de trabalhados.


O que posso dizer para vocês é que entrem nos blogs, leiam sobre doacão de livros, leiam sobre os projetos, facam suas doacões, participem, facam a diferenca porque qualquer pessoa que você alcanca com a leitura é uma vida que você modifica e um país que você melhora.


Estou planejando um visita a um lugar especial aqui na Holanda que quem ama livros vai pirar. Bom, primeiro eu preciso ir lá pessoalmente e fazer umas fotos, depois volto aqui e faco um post...aguardem :))


bj

Nenhum comentário: