domingo, 5 de fevereiro de 2012

PARA LER, PENSAR E CRESCER



Quando voce le um livro e depois fica lembrando dele, de algumas "cenas", algumas frases, das licoes que voce voce tirou da historia alheia, e porque este livro merece um post. Ontem terminei de ler o livro "SOCIEDADE DA NEVE" de Pablo Verci. Nele os 16 sobreviventes dos Andes contam toda a historia pela primeira vez. No primeiro livro, que foi lancado logo depois do resgate, intitulado "Os sobrevientes" a historia foi contada por cima apenas falando sobre o acidente e o resgate. Por um longo periodo os sobrevientes se fecharam e nao queriam dar entrevistas, primeiro por respeito as familias dos que nao sobreviveram, segundo porque precisavam de um tempo para administrar, em suas cabecas, tudo que aconteceu. Este livro tem o depoimento de cada um dos 16 que sobreviveram, a visao de cada um para o que aconteceu, o que aconteceu na vida de cada um apos o acidente, quais as consequencias e as licoes aprendidas por ter vivido entre a vida e morte durante 72 dias e ter que, para sobreviver, se alimentar dos corpos dos amigos mortos. Quando aconteceu o acidente eu era uma garota de 11 anos e so agora, lendo o livro, descobri que os passageiros daquele aviao tinham entre 18 e 25 anos, eram garotos e isso torna a historia ainda mais incrivel. Em muitas partes do livro chorei, consegui em alguns momentos me transportar para o local do acidente e me colocar no lugar deles, embora saiba que ninguem e capaz de sentir o que eles sentiram apenas lendo um livro. Duante os 72 dias nas montanhas geladas eles formaram uma sociedade, "A Sociedade da Neve" onde descobriram o que era trabalho em equipe, amor ao proximo, solidariedade, sonhos, forca do pensamento, fe etc. Mais do que um relato emocionante o livro e uma licao para quem le.


Algumas frases retiradas de alguns relatos: (farao mais sentido quando voces lerem o livro)


"Aprendi para sempre que quando voce se sente perdido na imensidao, isso e apenas um sentimento"


"La em cima, na mais absoluta miseria, encontrei a resposta, aprendi como preencher esse vazio, e anotava o que iria fazer se sobrevivesse, como ia preencher aquele vazio, sem cair nas tentacoes FACEIS e FUTEIS da sociedade convencional"


" Que o amor nao se divide mas se agigante"


" Me dei conta de que o que nao se diz provoca dor e que falar cura"


" Conheci na propria pele o que e o poder da mente. Comprovei como e verdadeira a frase que diz: viver nao basta; o que importa e sonhar""


" Fui aos poucos conhecendo o poder que a mente exerce sobre o corpo"


" O Ser Humano e capaz de se adaptar a qualquer coisa. Para o bem e para o mal"


" A passagem do tempo so tem bilhete de ida"


" O que voce acredita serem seus limites acabam determinando as suas fronteiras"


" O mais paradoxal e que a verdadeira paz so chega quando paramos de correr atras dela"


" Se o inferno existe ele nao e feito de fogo; e escuro e feito de gelo"


" O tempo e um bom cicatrizante, caso contrario viveriamos ancorados na dor, de tragedia em tragedia, e nao resistiriamos"


bj

Um comentário:

Bart Jaspers disse...

Oii, tudo bem ? O meu nome é Bart e tenho 22 anos. Eu encontrei seu blog atraves o site do Brasileiros na Holanda. Eu passei 2 meses no Brasil e fiz trabalho voluntario la. Eu gostaria de manter meu portugues e n esquecer de tudo rsrs e estou procurando brasileiros/as que moram na Holanda para falar sobre Brasil/ compartilhar experiencas e me ajudar a não esquecer o portugues. O meu facebook é www.facebook.com/bjaspers. Se você quiser pode me add la. Gostei do que li no seu blog! Um abraço , Bart