sábado, 28 de agosto de 2010

MAGICO


A Line me colocou na brincadeira, entao vamos la. Tem tanta coisa que e magica nesta vida que fica dificil falar tudo aqui...tudo depende do momento. Para mim magico e:
1) Conseguir manter uma conversa em holandes por no minimo 10 minutos sem ter que falar: Sorry, Ik begreep het niet. E raro mas quando acontece e magico...rsrsr
2) Saber que nos, so nos podemos escrever nossa historia e mais ninguem...a ma noticia e que nao vai ter ninguem para culpar.
3) Ir para o Brasil ficar com minha filha.
4) Entrar no mar...de preferencia quando a praia esta quase deserta.
5) Encontrar amigos queridos, jogar conversa fora e rir muito.
6) Ver como a vida ensina certas pessoas a mudarem seus conceitos.
7) Assistir o ao vivo e a cores o desfile das escolas de samba do Rio ou de Sao Paulo (todo mundo deveria fazer isso um dia...realmente e magico).
8) Sonhar que esta voando.
9) Andar de onibus, trem, bicicleta ou a pe a apreciar as paisagens desta pequeno pais chamado Holanda...e muito magico.
10) Para finalizar, magico seria no dia 3 de outubro, descobrir que todas as pessoas que responderam a pesquisa de ibope e falaram que vao votar na Dilma do PT, na verdade estavam apenas fazendo uma brincadeira de mau gosto...apenas uma pegadinha para o ibope cair do cavalo. Ainda nao estou acreditando.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Usando o dinheiro Publico com decencia...sem enrolacao























Nao poderia deixar de postar aqui a reportagem de Marcia Curvo sobre a inauguracao da bilbioteca no aeroporto de Amsterdam. Enquanto isso no Brasil o povo elege Dona Dilma do PT...sem comentarios.

Princesa Laurentien inaugura Biblioteca na Holland Boulevard no Aeroporto Schiphol

Data: 25/08/2010

Marcia Curvo

"Inaugurada oficialmente nesta terça-feira (25/08) pela Princesa Laurentien, a Biblioteca do Aeroporto Schiphol que está localizada depois do controle de passaportes, na Holland Boulevard.
A biblioteca, que oferece literatura, música e filmes, é uma iniciativa da ProBiblio com a cooperação da Associação de Bibliotecas Públicas da Holanda. Museus e instituições culturais também ajudaram a formar o acervo. Esta é a primeira biblioteca inaugurada em um aeroporto, no Schiphol os passageiros podem ler livros traduzidos para 29 idiomas diferentes, ouvir música e assistir filmes sem nenhum custo extra. Nove iPads foram doados pela Apple, também há um dispositivo chamado "TankU", criado pela biblioteca pública DOK Delft , que permite que filmes sejam salvos no celular. Assim, os visitantes poderão levar algo da Holanda com eles ou acabar de assistir ao vídeo no voo.

A Holland Boulevard está localizada no corredor entre os terminais E e F do Aeroporto Schiphol que foi todo modernizado e expandido para atender inúmeros passageiros de todas as idades que por ali passam diariamente, que totalizam 18 milhões por ano. O espaço abre todos os dias 90 minutos antes da partida do primeiro voo e fecha somente depois de 30 minutos que o último voo decola.
Holland Boulevard: o que há de melhor da Holanda
O Aeroporto Schiphol oferece este espaço para que os milhares de passageiros que por ali passam, se sintam re-energizados e mergulhados na cultura e litaratura holandesa. Mesmo os passageiros que não tenham a Holanda como seu destino final, poderão ali ter uma amostra da arte, cultura e literatura do país.

Hospitalidade do Schiphol
Para criar um ambiente onde os passageiros possam se sentir em casa, "salas de estar" foram instaladas na Holland Boulevard - espaços aconchegantes com lareiras, aparelhos de TV e até um piano, oferecendo, assim, um lugar perfeito para para sentar e relaxar, agradando aos passageiros de qualquer faixa etária. Nem mesmo os passageiros bebês foram esquecidos, há um espaço criado especialmente para eles, o Babycare Lounge, que preenche todas as necessidades deles. No espaço KidsForest as crianças podem se esbaldar nas casas de árvores, escalando barras e em escorregadores.

Serviços, lojas e lanchonetes
Há vários tipos de lanchonetes, lojas e serviços para os passageiros que passam pela Holland Boulevard em ambiente inspirador com um toque holandês em tudo que se vê. Nas lanchonetes os passageiros podem desfrutar de especialidades da Holanda, como "poffertjes", "kibbeling" (retalhos de bacalhau fresco empanados e fritos) e "kroketten" são alguns exemplos da culinária local. No bar Bols Jenever Experience é oferecida a mais autêntica bebida alcóolica holandesa, famosa no mundo inteiro, jenever.

Os passageiros também podem apreciar, sem nenhum custo, as obras de artes originais de mestres holandeses no Rijksmuseum do Schiphol e comprar obras de design holandês contemporâneo. Para os aprecidadores de chocolate há uma loja com produtos autênticos da Van Wely Chocolatiers, além de uma loja de flores a Aviflora, um moderno Holland Casino, massagens Back to Life e, por último, uma loja de vendas de excursão turística por Amsterdã.

Schiphol - o aeroporto preferido da Europa
Amsterdam Airport Schiphol pretende se tornar e permanecer aeroporto preferido da Europa - o que significa que os passageiros farão opção por viajar via Schiphol. Amsterdam Airport Schiphol é mais que simplesmente um aeroporto. É um "hub" dinâmico onde as pessoas e mundos se encontram, como uma cidade moderna. Ele fornece uma variedade de instalações adequadas para todos os grupos-alvo permitindo que os passageiros passem seu tempo no aeroporto de uma maneira inspiradora e agradável. A nova Holland Boulevard com a sua única Biblioteca de Aeroporto oferece essa ambição".
Quem sabe um dia, quando o povo aprender a votar, chegaremos la.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS



A Teoria das Janelas Quebradas e o titulo do novo livro de Drauzio Varella. O livro traz uma selecao de cronicas publicadas ao longo de 10 anos no Jornal Folha de Sao Paulo. Leitura leve e gostosa como se voce estivesse batendo um papo com alguem. Mas o post nao e para falar do livro e sim do titulo do livro. Abaixo uma explicacao, que eu extrai da internet, explicando o que vem a ser a Teoria das Janelas Quebradas.

“ Em 1982, o cientista político James Q. Wilson e o psicólogo criminologista George Kelling, ambos americanos, publicaram na revista Atlantic Monthly um estudo em que, pela primeira vez, se estabelecia uma relação de causalidade entre desordem e criminalidade. Naquele estudo, cujo título era The Police and Neiborghood Safety ( A Polícia e a Segurança da Comunidade), os autores usaram a imagem de janelas quebradas para explicar como a desordem e a criminalidade poderiam, aos poucos, infiltrar-se numa comunidade, causando a sua decadência e a conseqüente queda da qualidade de vida.
Kelling e Wilson sustentavam que se uma janela de uma fábrica ou de um escritório fosse quebrada e não fosse imediatamente consertada, as pessoas que por ali passassem concluiriam que ninguém se importava com isso e que, naquela localidade, não havia autoridade responsável pelo manutenção da ordem. Em pouco tempo, algumas pessoas começariam a atirar pedras para quebrar as demais janelas ainda intactas. Logo, todas as janelas estariam quebradas. Agora, as pessoas que por ali passassem concluiriam que ninguém seria responsável por aquele prédio e tampouco pela rua em que se localizava o prédio. Iniciava-se, assim, a decadência da própria rua e daquela comunidade. A esta altura, apenas os desocupados, imprudentes, ou pessoas com tendências criminosas, sentir-se-iam à vontade para ter algum negócio ou mesmo morar na rua cuja decadência já era evidente. O passo seguinte seria o abandono daquela localidade pelas pessoas de bem, deixando o bairro à mercê dos desordeiros. Pequenas desordens levariam a grandes desordens e, mais tarde, ao crime”.

No Livro do Drauzio Varella um dos capitulos fala sobre a teoria e conta que um grupo de holandeses da Universidade de Groningen publicou na revista Science um estudo que esclarece alguns pontos obscuros da teoria, ja que a mesma gerou controversias no meio academico por falta de dados empiricos capazes de comprova-la.

Foram feito 6 experimentos com situacoes ordeiras e situacoes de desordem para analisar o comportamento das pessoas {todas as experiencias estao descritas no livro) e o resultado foi impressionante.

Na minha opiniao esta teoria realmente faz muito sentido e vou citar como exemplo o Metro de Sao Paulo. Para quem nao e de Sao Paulo e nunca esteve la eu vou explicar: O metro de Sao Paulo, apesar de antigo, e o lugar mais limpo, brilhante e organizado que eu ja vi (nota 1000 para os admnistradores). Certa vez recebi um e-mail, daqueles engracados, onde tinha uma lista dos grandes misterios da humanidade e dentre eles estava o misterio da limpeza do metro de Sao Paulo. Agora falando serio: consciente ou inconsciente os administradores do metro usam a Teoria das Janelas Quebradas . Sei disso porque, ano passado minha sobrinha, que estava concluindo o curso de arquitetura, conseguiu um estagio no metro. Quando ela esteve na Holanda me visitando fiz a pergunta que nao queria calar: Como eles faziam para manter o metro tao limpo, sem nenhuma pichacao, sem banco quebrado, sem vidro quebrado e sem papel no chao, sendo que por ali passam milhares de pessoas por dia? Ela disse que qualquer coisa que seja quebrada durante o dia e trocada durante a madrugada e quando amanhece tudo esta em ordem, o que faz, na minha opiniao, com que as pessoas nao sintam vontade de praticar vandalismo. Entao eu penso que realmente tudo faz sentido, porque, se eles deixassem o metro hoje com um vidro quebrado, amanha com um banco quebrado, deixassem os vandalos picharem aqui e acola, em pouco tempo andar no metro seria como andar em um esgoto. Se funciona la com certeza funcionaria em outros lugares, so falta um pouquinho de boa vontade.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sera que chega!!!???




Meu namorido me chama de chauvinista e sempre avisa os amigos: cuidado com o que fala do Brasil porque la tudo e melhor -kkkk. Eu explico: Eu conheco todas a mazelas do nosso Brasil varonil (e como tem) mas tenho um codigo de honra que e nao avacalhar o Brasil para gringo. Entre nos brasileiros tudo bem, podemos reclamar mas viro bicho se vejo um estrangeiro falando mal da terrinha...sempre digo que isso e como filho, voce pode apontar os defeitos mas outra pessoa nao. Por outro lado tambem nao gosto de ver pessoas que so sabem meter o pau na Holanda. Tem coisas boas la, tem coisas boas aqui, e as coisas boas aqui sao muuuuitas. Mas agora eu tenho uma coisa para comparar com conhecimento de causa. Certa vez li um comentario em algum lugar onde a pessoa dizia: "Se tem uma coisa que funciona na Holanda e o "correio" (TNT)...que mentiiiiiiiira. Desde que cheguei na Holanda e isso faz so 2 anos ja aconteceu de enviarmos, eu e o namorido, cartas ou documentos (uns 3 pelo menos) e 2 ou 3 dias depois te-los de volta pelas maos do carteiro...voce pode pensar que faltou selo ou que escrevemos o endereco do destinatario em lugar errado massss NAO. O Erro e de quem separa as cartas e que nao sabe o que e destinatario e o que e remetente. Sempre me perguntei que tipo de pessoas eles colocam para trabalhar com as correspondencias aqui, e hoje cheguei a conclusao que sao pessoas totalmente despreparadas, sem treinamento, sem iniciativa e meio tapadinhas. Ontem peguei um documento no consulado de Roterdam e na volta resolvi passar em Breda para ver uma lojinhas, pensei entao: Vou aproveitar e enviar esta correspondencia. Perguntei para pelo menos 7 pessoas e ninguem sabia me dizer onde era o correio. Uma me avisou que tinha uma caixa de coleta no mercado mas eu precisava enviar um sedex e nao podia ser no mercado. Depois de muito tempo tentando achar o correio sem nenhuma pista e achando que isso era algum segredo de estado, resolvi ir para Zundert que e onde moro e postar a correspondencia la (o postinho do correio funciona dentro de uma livraria). Chegando la perguntei para a mulher quanto custaria para enviar o documento via sedex, fedex, express, enfim, RAPIDO. Ela olha para mim e diz que nao tem este servico...como assim!!!!???? Diante da minha indignacao ela resolveu pesquisar uma tabela, se confundiu toda e me falou que tinha o servico, que custava 65 euros e que nao sabia ao certo quanto tempo levava para chegar ao Brasil. Ela entao ligou para o suporte da TNT onde uma moca atendeu deu o valor de +- 88 euros e disse que em 3 dias chegava...a outra opcao era registrada por 10 euros (a principio ela falou 20) e chegava em 1 semana. Eu entao pensei, vou ligar para o Brasil e perguntar se o povo tem muita urgencia nisso porque pagar 88 euros para chegar em 3 dias e preferivel pagar 10 que demora apenas mais 4 dias. Depois de alguns telefonemas acabei decidindo que enviaria carta registrada. Hoje cedo tinha que trabalhar em Breda e levei a correspondencia na esperanca de descobrir onde era o correio no horario do almoco. Expliquei a situacao para minhas colegas e uma se prontificou a ir comigo. Andamos um pouco e chegamos em mais um postinho tambem dentro de uma livraria. Eu disse que queria enviar uma carta registrada e comecou a agonia da funcionaria procurando tabela, vendo preco, toda perdida sem saber ao certo quais selos colava no documento e aquilo foi me dando uma agonia e eu pensava: Meu Deus, esta correspondencia nao vai chegar. Quando eu acabo de pagar, agradeco e ja estou indo embora ela me chama de volta e diz: ah, faltou colar um adesivo mas voce precisa preencher uns dados no adesivo. Quando olho o adesivo as perguntas que estavam la so podiam ser preenchidas por ela...devolvi o adesivo e expliquei que ela precisava preencher o peso e outros detalhes que so ela sabia. Minha agonia foi aumentando e eu quase peguei a correspondecia das maos dela e sai correndo, so nao fiz porque minha colega ia me achar louca. No final de tudo ela colocou este envelope em uma gaveta e meu coracao ficou mais apertado. Agora estou aqui, torcendo e rezando para que a Mevrouw nao esqueca meu envelope naquela gaveta por uma semana...ai,ai,ai. Perguntei para minha colega porque as pessoas eram tao despreparadas e ela explicou que eles, para economizar, colocam postinhos em livrarias, que as pessoas sao funcionarias normais das livrarias e que eles nao dao treinamento suficiente. Diante de tudo isso so posso dizer uma coisa: CORREIOS... ponto para o Brasil.