quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sera que chega!!!???




Meu namorido me chama de chauvinista e sempre avisa os amigos: cuidado com o que fala do Brasil porque la tudo e melhor -kkkk. Eu explico: Eu conheco todas a mazelas do nosso Brasil varonil (e como tem) mas tenho um codigo de honra que e nao avacalhar o Brasil para gringo. Entre nos brasileiros tudo bem, podemos reclamar mas viro bicho se vejo um estrangeiro falando mal da terrinha...sempre digo que isso e como filho, voce pode apontar os defeitos mas outra pessoa nao. Por outro lado tambem nao gosto de ver pessoas que so sabem meter o pau na Holanda. Tem coisas boas la, tem coisas boas aqui, e as coisas boas aqui sao muuuuitas. Mas agora eu tenho uma coisa para comparar com conhecimento de causa. Certa vez li um comentario em algum lugar onde a pessoa dizia: "Se tem uma coisa que funciona na Holanda e o "correio" (TNT)...que mentiiiiiiiira. Desde que cheguei na Holanda e isso faz so 2 anos ja aconteceu de enviarmos, eu e o namorido, cartas ou documentos (uns 3 pelo menos) e 2 ou 3 dias depois te-los de volta pelas maos do carteiro...voce pode pensar que faltou selo ou que escrevemos o endereco do destinatario em lugar errado massss NAO. O Erro e de quem separa as cartas e que nao sabe o que e destinatario e o que e remetente. Sempre me perguntei que tipo de pessoas eles colocam para trabalhar com as correspondencias aqui, e hoje cheguei a conclusao que sao pessoas totalmente despreparadas, sem treinamento, sem iniciativa e meio tapadinhas. Ontem peguei um documento no consulado de Roterdam e na volta resolvi passar em Breda para ver uma lojinhas, pensei entao: Vou aproveitar e enviar esta correspondencia. Perguntei para pelo menos 7 pessoas e ninguem sabia me dizer onde era o correio. Uma me avisou que tinha uma caixa de coleta no mercado mas eu precisava enviar um sedex e nao podia ser no mercado. Depois de muito tempo tentando achar o correio sem nenhuma pista e achando que isso era algum segredo de estado, resolvi ir para Zundert que e onde moro e postar a correspondencia la (o postinho do correio funciona dentro de uma livraria). Chegando la perguntei para a mulher quanto custaria para enviar o documento via sedex, fedex, express, enfim, RAPIDO. Ela olha para mim e diz que nao tem este servico...como assim!!!!???? Diante da minha indignacao ela resolveu pesquisar uma tabela, se confundiu toda e me falou que tinha o servico, que custava 65 euros e que nao sabia ao certo quanto tempo levava para chegar ao Brasil. Ela entao ligou para o suporte da TNT onde uma moca atendeu deu o valor de +- 88 euros e disse que em 3 dias chegava...a outra opcao era registrada por 10 euros (a principio ela falou 20) e chegava em 1 semana. Eu entao pensei, vou ligar para o Brasil e perguntar se o povo tem muita urgencia nisso porque pagar 88 euros para chegar em 3 dias e preferivel pagar 10 que demora apenas mais 4 dias. Depois de alguns telefonemas acabei decidindo que enviaria carta registrada. Hoje cedo tinha que trabalhar em Breda e levei a correspondencia na esperanca de descobrir onde era o correio no horario do almoco. Expliquei a situacao para minhas colegas e uma se prontificou a ir comigo. Andamos um pouco e chegamos em mais um postinho tambem dentro de uma livraria. Eu disse que queria enviar uma carta registrada e comecou a agonia da funcionaria procurando tabela, vendo preco, toda perdida sem saber ao certo quais selos colava no documento e aquilo foi me dando uma agonia e eu pensava: Meu Deus, esta correspondencia nao vai chegar. Quando eu acabo de pagar, agradeco e ja estou indo embora ela me chama de volta e diz: ah, faltou colar um adesivo mas voce precisa preencher uns dados no adesivo. Quando olho o adesivo as perguntas que estavam la so podiam ser preenchidas por ela...devolvi o adesivo e expliquei que ela precisava preencher o peso e outros detalhes que so ela sabia. Minha agonia foi aumentando e eu quase peguei a correspondecia das maos dela e sai correndo, so nao fiz porque minha colega ia me achar louca. No final de tudo ela colocou este envelope em uma gaveta e meu coracao ficou mais apertado. Agora estou aqui, torcendo e rezando para que a Mevrouw nao esqueca meu envelope naquela gaveta por uma semana...ai,ai,ai. Perguntei para minha colega porque as pessoas eram tao despreparadas e ela explicou que eles, para economizar, colocam postinhos em livrarias, que as pessoas sao funcionarias normais das livrarias e que eles nao dao treinamento suficiente. Diante de tudo isso so posso dizer uma coisa: CORREIOS... ponto para o Brasil.

5 comentários:

Line disse...

Ju,

Em termos de atendimento ao público de forma geral, 1.000 pontos para o Brasil!
Aqui sempre contratam estagiários e não dão treinamento. Os restaurantes estão cheios de estudantes que te "atendem" dando informações erradas, que não sabem de nada, não têm educação para servir a mesa e abordar ao trazer uma bebida, ou a conta. Eu tenho saudades de algumas lojas no Brasil, mas sinto falta principalmente de garçons preparados, sabe aqueles que trabalham há anos no mesmo restaurante? Pois é, esses.

fefa disse...

Ju, é a mais pura verdade: Eu posso falar mal do meu Brasilzão, mas os cabeça-de-queijo... hahahahahah Geralmente eu sou bem tranqüila e aceito as críticas, mas quando metem algum estereótipo no meio e falam inverdades... Ai!!! Ainda bem que o E. não é do tipo. E, como vc, tb não suporto quando os de lá fazem o mesmo com a Holanda e já subi nas tamancas (ou, melhor, nos klompen e sobre drogas aqui, é claro. tenho até um post no forno) e tive que ouvir: Ah, é que ela é "holandesa" agora. Pro cacete. Eu só detesto preconceito e nego falando como se fosse doutor no que não conhece.

Eu, graças a deus, nunca tive problemas com o TNT. O atraso de um pacote aconteceu por causa da alfândega brasileira. Mas, já ouvi mil causos. É um saco mesmo. Aqui antes o correio era uma agência mesmo, junto com o postbank. Mas virou agência do ING e passaram o correio para dentro da Bruna. Resultado: a qualidade caiu. Os funcionários da agência antiga tinham experiência (de anos e função, usavam uniforme do correio...), davam dicas, e agora são as meninas da Bruna que o fazem. Exatamente como você contou. Pena. E eu pude ver na prática como a qualidade caiu com a mudança. Mas, vai dar tudo certo! Você registrou? Se registrou tem como acompanhar no site. Boa sorte

Anônimo disse...

Oi Juliete, estou eu aqui no Brasil há 1 ano e meio, esperando os meus CDs chegarem da Holanda ate hoje. Todos CDs originais de jazz,blues, soul que eu aaaammmmmoooo. Qdo. lembro quero ate chorar, kkkk ... será que eles
ainda existem, rsrsrsrs ou jogaram em algum canal da vida!!!!

Boa Sorte!!!
Marcela.

Juliette disse...

Pois e meninas, eu nao estou exagerando nao...a coisa e seria. Ai Marcela, agora voce me deixou mais agoniada :(

beijo a todas

Valerie disse...

Ju, eh verdade aqui tinha um posto enorme de correio e agora nao tem mais. Somente nas livrarias (ou jornaleiros). Mas nunca tive problemas ate hoje. Esse cartao que voce mencionou eh voce mesma que tem que preencher, ja enviamos umas 3 vezes coisas registradas e sempre o Theo que preencheu. Mesmo se eh do lado, se eh registrado custa quase 10 euros, to achando estranho pro Brasil custar 10 euros tb.
Vc tem razao de ficar preocupada, se for coisa importante...
Beijinhos