quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O QUE ELAS TEM EM COMUM??

















Uma nasceu na Somalia, foi criada na crenca Islamica, teve uma vida dificil, comeu o pao que o diabo amassou, deu a volta por cima e venceu. A outra nasceu em uma familia abastada, teve vida e formacao de princesa e casou com um jogador famoso. Olhando apenas por este angulo podemos achar que elas nao tem nada em comum…mass o que elas tem em comum nao esta nas coisas que viveram mas no que sentiram. As duas sao mulheres de fibra que conseguiram se libertar da GAIOLA MENTAL que a religiao cria e que tanto enfraquece, aliena, tolhe, emburrece e em alguns casos enlouquece as pessoas. Elas conseguiram enxergar alem das pregacoes, alem das interpretacoes, alem dos medos e descobriram que quem precisa de alguem la na frente dizendo o que e certo e o que e errado e guiando a sua vida, na verdade sao pessoas sem fe…porque quem tem fe de verdade nao precisa de um guia e pode fazer sua conexao direta com o divino, sem intermediarios. Estes dias assistindo uma reportagem com Carolina Celico nao pude deixar de lembrar de Ayaan Hirsi Ali e fazer esta conexao entre as duas. Tambem me surpreendi com a maturidade de Carolina que antes eu enxergava apenas como uma menina bonitinha mas que se mostrou muito determinada, lucida e inteligente. Bom, o post e so para falar que eu fico muuuito feliz quando vejo pessoas pensando por si, descobrindo suas verdades. Nao entendo muito de citacoes biblicas mas parece que tem uma que diz: "A verdade vos libertara"…pois e, vos libertara dos padres, dos pastores, dos rabinos, dos falsos profetas e de outras pessoas cheias de defeito que querem te aprisonar em uma gaiolinha mental. A verdade esta dentro de voce…procure. Ayaan Hirsi Ali e autora do livro INFIEL, um livro que conta a sua historia e nos coloca para pensar...eu indico. Ayaan e Caroline, voces tem todo o meu respeito.


fui

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CLAREANDO MENTES, MOSTRANDO CAMINHOS...O LIVRO TEM ESTE PODER

Outro dia li o comentario de uma pessoa na internet que dizia que todo livro pode ser considerado "auto ajuda" porque, de uma forma ou de outra, mesmo que nao seja uma historia real os personagens vivem situacoes que sao tiradas da vida real e a atitude, o pensamento e a reacao dos personagens muitas vezes nos faz parar para pensar e muitas vezes nos pegamos falando: Poxa, nunca tinha pensando nisso desta forma. Imagina entao quando a historia e real e conseguimos aprender e trazer um pouco de sabedoria para nossa vida apenas lendo a experiencia de outras pessoas. Isso e fantastico...isso e o poder da leitura. Quando eu digo que leitura transforma, leitura liberta e faz a pessoa mais forte, eu digo isso com toda a certeza deste mundo. Acabei de ler um post no blog da companhia das letras e vou compartilhar com voces. O titulo do post e "Cada um com a sua Cordilheira". Li, me emocionei e tenho certeza que esta iniciativa da Companhia das Letras mudara vidas. Acredito que cada vez que uma pessoa chega a ultima pagina de um livro, ela ja nao e mais a mesma. Reproduzo agora o post, tirem suas proprias conclusoes. Fica tambem a dica do que parece ser um excelente livro: Sociedade da neve de Pablo Vierci. Ah, a foto acima mostra o momento do resgate dos sobreviventes do Andes depois de 72 dias nas montanhas.


abracos


CADA UM COM A SUA CORDILHEIRA
Trabalho com os clubes de leitura desde setembro de 2010. Há dois meses estou de licença-maternidade, cuidando do pequeno Henrique, e aproveitando também para ficar mais tempo com a minha filha Gabi, hoje com sete anos.
Há quinze dias, a Vanessa Ferrari me pediu para ir com ela ao
clube de leitura na Penitenciária Feminina de Santana. Aceitei na mesma hora e li Sociedade da neve em três dias, o que me possibilitou viver uma experiência tripla, que gostaria de compartilhar com vocês. A primeira foi deixar o Henrique durante a tarde inteira, organizar a questão do leite e exercitar meu desapego. A segunda foi a de ler um livro incrível de que não esquecerei tão cedo e que pretendo reler um dia, o livro está até agora reverberando em mim. E a terceira, tão importante quanto as outras duas, foi a ida à penitenciária, o contato com as detentas, a sensação de estar colaborando com o processo de leitura e reflexão de pessoas que estão tendo a oportunidade única de parar uma hora por mês para falar de literatura, compartilhar impressões e saírem transformadas ao final do clube — em menor ou maior grau (o que nos inclui, é claro!).
O clube, que ainda está se constituindo enquanto grupo, teve momentos marcantes. Algumas frases ainda ecoam em mim, e me arrepiam ou emocionam. Com as coisas simples que os sobreviventes passaram a lembrar e valorizar, as mulheres tiveram grande identificação. Uma delas disse: “Aqui é a mesma coisa, às vezes lembro como seria bom, num dia desses de calor, dar um gole numa Coca gelada”; a outra emendou: “Aqui valorizamos um pedaço de papelão, uma embalagem de cigarro vazia…”. Quando falávamos da reinserção dos sobreviventes na sociedade, mais um comentário emocionante: “Me identifiquei quando eles falavam que não pertenciam nem à sociedade dos mortos nem à da dos vivos, também tenho receio de como será quando eu sair daqui, sinto vergonha, fico pensando na volta para casa…”, e não conclui, se perde em seus pensamentos.
Um ponto bastante comentado foi a solidariedade entre os sobreviventes na situação limite, o que também gerou bastante identificação e uma outra integrante do clube informou: “Aqui é igual, quando alguém fica doente na cela, todo mundo cuida dessa pessoa”. Fazendo um paralelo entre o livro e a realidade delas, mais uma frase que demonstra bastante autocrítica: “A diferença entre nós e eles é que nós escolhemos estar aqui, eles não tiveram escolha”. Num dos momentos em que todas falavam, quase ao mesmo tempo, escutei várias vezes “nós vamos conseguir escalar a nossa cordilheira”… e quando lembro fico sem fôlego, de fato cada um tem a sua, não é?! Em um dos momentos que para mim foi bastante emocionante, uma das detentas nos contou que no dia anterior tinha sofrido a sua própria avalanche, e que ainda estava debaixo da neve, pois após viajar sete horas num camburão em que os detentos ficam num espaço minúsculo e escuro, soube que provavelmente não sairá em dezembro, como previa, e que deve sofrer mais uma condenação. E neste momento ela chora… e as outras dizem: “Você vai conseguir, vai escalar…”. Esta mesma mulher ao final do clube se dirige a mim para agradecer a oportunidade de participar do clube, e quando digo para ela ter força, ela desaba nos meus braços.
Saio de lá grata pela oportunidade de troca, grata por fazer parte deste projeto com tantas pessoas comprometidas e interessantes (dentro e fora da editora), tantas apostas pessoais e institucionais. Saio também pensando que todo mundo precisa de novas chances, que a maioria das pessoas está sedenta por viver novas experiências, e o clube, a literatura é um caminho possível. Parabéns para a Van que é uma mediadora incrível, e que venham outras mediadoras e mediadores. Vida longa aos clubes de leitura!

Janine Durand e coordenadora dos clubes de leitura da Companhia das Letras