terça-feira, 5 de julho de 2011

FAZENDO OS LIVROS CIRCULAREM



Quando fui comprar minha estante de livros o Joop queria comprar uma estante grande. Eu disse que preferia uma estante pequena porque nao pretendia acumular livros...livros precisam circular. Gosto de ter alguns livros na estante para emprestar para algum amigo, alguma visita que recebo e que um dia ou outro quer descansar e ler depois das andancas por Amsterdam, convencer o filho a ler ou eu mesma reler aquele livro que me tocou demais. Fora isso acho que ficar com uma estante abarrotada de livros que nunca mais serao abertos e um desperdicio, considerando que eles poderiam andar por outras maos, emocionar outras pessoas e transformar outras vidas (acredito neste poder do livro). Dezembro vou ao Brasil e pretendo levar alguns livros para fazer circular e abrir espaco na minha pequena estante para novos titulos (nao consigo ir ao Brasil sem comprar alguns livrinhos). Navegando pela internet vi algumas reportagens bem legais sobre bibliotecas comunitarias em lugares carentes e tambem sobre bibliotecas em alguns presidios. Olha so, num presidio o que a pessoa mais tem e TEMPO, e todos nos sabemos que tempo disponivel sem nada ultil para fazer e a oficina do senhor capeta. Agora, se conseguirmos fazer com estas pessoas leiam, ocupem suas cabecas aprendendo algo, pensem sobre o que leram, tomem como exemplo algumas historias, podemos sim estar modificando algo no mundo. Segundo estatisticas as mulheres que estao detidas leem mais que os homens e encontrei alguns depoimentos bem legais de algumas detentas mas isso e assunto para outro post. Em um um blog chamado "Livro Presente" encontrei uma frase que traduz o que quero dizer: "Livro precisa circular. Livro sem leitor é rio seco, jardim sem flor, céu nublado". E ai, vai tirar um pouco dos livros que estao socados na estante uns sobre os outros e fazer circular? Agora para voces o link de um video sobre Jose Mindlin, bibliofilo que morreu em 2010 e que, ainda em vida, fez a doacao para a USP de todo o seu acervo. Tive o prazer de assistir uma palestra de Jose Mindlin, anos atras, no Centro de Formacao dos Profissionais da Educacao em Sao Bernardo do Campo. Para quem nao o conheceu (nao sabe o que perderam) eu recomendo assistir o video para saberem um pouquinho mais sobre este senhor tao especial. Ele era muito fofo.



bj

Nenhum comentário: