quarta-feira, 1 de junho de 2011

"UM PAIS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS"








Sempre achei que leitura liberta. Quem le fala melhor, escreve melhor, entende melhor, forma opiniao e nao vira marionete na mao de ninguem. Se eu tivesse uma varinha de condao faria com que toooodas as criancas do mundo adquirissem o habito da leitura e tivessem acesso a bons livros...acreditem, o mundo seria muito melhor (ate algumas guerras seriam evitadas porque as pessoas seriam mais esclarecidas e menos bitoladas). Quando trabalhei na Secretaria de Educacao de Sao Bernardo, na epoca em que o Secretario de Educacao Admir Ferro comecou a implantar bibliotecas interativas em todas as escolas do ensino fundamental, achei que estava vendo uma luz no fim do tunel. Hoje vejo que, apesar de ser um trabalho maravilhoso, e so uma gotinha no oceano. O Brasil e enorme, as reportagens diarias que o Jornal nacional e o Jornal da Globo tem mostrado sobre a situacao da Educacao no Brasil e de chorar. O numero de pessoas que passaram pelo ensino fundamental e medio e que sao, ainda, analfabetos funcionais e enorme. Podemos sim fazer mudancas na Educacao no Brasil para que as proximas geracoes tenham um ensino de qualidade, mas e quanto aos que ja foram prejudicados pelo descaso, despreparo de professores, metodos errados de ensino etc? o que fazer para remediar isso? Eu acho que o habito da leitura, mesmo que adquirido tardiamente, minimizaria o estrago. Estranho que tenho pensado muito nisso nos ultimos dias (fico a pensar como eu poderia fazer a minha parte, dar a minha ajuda, arrebanhar leitores). Apesar deste tema ja estar na minha cabeca, o que fez brotar a vontade de escrever sobre o assunto foi uma cena que vi hoje na Bilbioteca onde trabalho. Sempre que as ferias de verao se aproxima ou temos um feriado, o movimento da bilbioteca aumenta muito e as prateleiras vao ficando com muitos espacos vazios devido a grande retirada de livros. Amanha temos um feriado aqui na Holanda (um final de semana prolongado) e hoje nao foi diferente. Desde cedo o movimento ja era grande nas prateleiras. Peguei um livro e quando estava na fila para passar meu cartao, vi atras de mim uma mae com 3 criancas com idades que iam dos 5 aos 10 + - e estavam, cada um, com pelo menos 5 livros nos bracos. Um funcionario da biblioteca que ia passando resolveu brincar com as criancas e fez algum comentario sobre o tanto de livros que eles estavam carregando. Logo o de 10 anos comecou a falar sobre os livros que estava levando, todos do mesmo autor com diferentes historias de aventura. O menino comentou que ja havia lido varios e que as historias eram muito legais. Eu ali ouvindo a conversa alheia e encantada com a cena (a menorzinha com os livrinhos dela dava vontade de apertar). Acho que fiquei meio em transe e a unica coisa que eu pensava era: QUE DELICIA!!!!! que delicia de cena...sai do transe quando a recepcionista balancou a mao esperando meu cartao e disse aloooo!!! rsrsrsrs. Agora um conselho: Voce tem crianca pequena? leia para ela antes de dormir, de livros de presente no aniversario, quando estiver afalbetizada peca para ela ler para voce, dispense 30 minutos do seu dia para criar o habito da leitura no seu filho...a diferenca que isso fara na vida do seu filho, voce nem pode imaginar.


bj


Nenhum comentário: