sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A MÃE NO BANCO DOS RÉUS


Acabei de ler um livro holandes chamado "De moeder monologen" de Marleen Janssen, onde 36 mulheres de várias idades falam sobre o relacionamento com suas mães. Tem história de mãe boazinha, mãe submissa, mãe autoritária, mãe alcoólatra, mãe indiferente, mãe mazinha, mãe amiga, mãe cuidadosa e por ai vai. O livro ficou na minha cabeca depois que acabei de ler e quando isso acontece gosto de escrever sobre o assunto. Segundo as histórias, algumas mães realmente deixaram sequelas enquanto outras deixaram um legado (pouquíssimas). Interessante observar que enquanto algumas filhas ficaram com problemas emocionais que se arrastou até a idade adulta, outras fizeram das perdas ganhos, cresceram com as experiências ou até passaram a entender um ou outro comportamento da mãe depois que se tornaram, também, mães. Que grande responsabilidade ser mãe...como tudo que é falado, ou deixado de falar, tudo que é feito ou se deixa de fazer tem uma consequência no futuro daquele que acha que saiu de dentro de uma Mulher Maravilha. Fiquei pensando: até que ponto somos tão culpadas assim? Eu acho que a MAIORIA  das mães erra tentando acertar e os filhos não podem esquecer que, também fomos filhas um dia e, como tal, também temos nossas sequelas ou legados...mãe perfeita não existe e, hoje, eu acho que tínhamos filhos muito cedo. Nos tornávamos mães em uma fase que estávamos tentando conhecer a nós mesmas e de repente tinhamos um serzinho lá dependendo de todo o conhecimento que ainda não tínhamos. Acho que hoje as mulheres que tem filhos com mais de 30, quase 40 estão mais preparadas para criarem seus filhos, massss mesmo assim nunca serão perfeitas como idealizam os filhos. Eu mesma se pudesse voltar no tempo faria muuuitas coisas diferente. 

Claro que existem histórias horríveis que chegam pela mídia ao nosso conhecimento mas não estamos falando aqui das histórias mais escabrosas, estamos falando das mais comuns e que mesmo assim tem efeitos colaterais. Fiquei pensando que se tivesse um livro onde as mães  escrevessem sobre seus filhos também leríamos histórias onde a mãe, muito legal, muito carinhosa, muito presente, viu seu filho se transformar em um traste drogado ou coisa pior e se o livro falasse dos pais também teríamos muitas histórias mal resolvidas. O que fica claro é que o ser humano é muuuito complexo e que relacionamento seja lá em que nível for não é fácil. No livro tinha uma história de uma família com, se nao me engano, 7 filhos e é comentado que se todos fossem entrevistados ficaríamos com impressão que cada um foi criado em uma família diferente porque eles tinham os mais diferentes pontos de vista sobre o mesmo acontecimento, ou seja, o que traumatiza um, nao traumatiza o outro...precisaria então a mãe de um manual de como lidar com cada um deles?

O mais importante de tudo isso, na minha opinião, é procurar crescer com as experiências, absorver o que foi feito de bom (algumas pessoas tem a capacidade de esquecer coisas boas e só lembrar coisas ruins), fazer das perdas ganhos, não arrastar correntes por toda a vida dizendo: sou assim porque vivi isso ou aquilo, sou assim porque minha mãe isso, minha mãe aquilo. Se a pessoa for viver de passado, de remoer coisas que não podem mais ser mudadas está fadada a ser infeliz...sempre é tempo de mudar, de exorcizar o que não caiu bem e tentar sair de toda a história mais fortalecido. Sempre lembro da frase que lí em um livro (não lembro qual - rsrs). "NÃO IMPORTA O QUE FIZERAM COM VOCÊ, O QUE IMPORTA É O QUE VOCÊ VAI FAZER COM O QUE FIZERAM COM VÔCE". E para vocês que ainda não tem filhos saibam que: um dia vocês também estarão no banco dos réus :)).

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

OSTRA FELIZ NÃO FAZ PÉROLA



O que chamou minha atencão neste livro foi o texto que lí na contracapa que dizia o seguinte:

“Ostra feliz não faz pérola”. A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faca sofrer. Sofrendo a ostra diz para si mesmo:
“Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas…” Ostras felizes não fazem pérolas… Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. A ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor, Não é preciso que seja uma dor doída…Por vezes a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade. Este livro está cheio de areias pontudas que me machucaram. Para me livrar da dor, escrevi"

Eu não podia ter feito escolha melhor. Neste livro Rubem Alves nos presenteia com textos sobre vida, educacão, beleza, natureza, religião, saúde mental, política, amor, criancas etc. A visão de alguém experiente, amoroso, querido e talentoso. Ninguém é obrigado a concordar com tudo que um autor escreve mas pode se deliciar com textos como este que vou reproduzir abaixo, onde ele fala sobre "a beleza".

Um dia Rubem estava ouvindo uma sonata para violino e piano e se emocionou. Perguntou a si mesmo: Porque é que você está chorando?. A resposta veio fácil: choro por causa da beleza. Mas o que é a experiencia da beleza? Sem uma resposta pronta lembrou de algo que aprendeu com Platão.

"Platão, quando não conseguia dar respostas racionais, inventava mitos. Ele contou que, antes de nascer, a alma contempla todas as coisas belas do universo. Esta experiência é tão forte que todas as infinitas formas de beleza do universo ficam eternamente gravadas em nós. Ao nascer, esquecemo-nos delas. Mas não as perdemos. A beleza fica em nós adormecida como um feto. Assim, todos nós estamos grávidos de beleza, beleza que quer nascer para o mundo qual uma crianca. Quando a beleza nasce, reencontramo-nos com nós mesmos e experimentamos a alegria. Agora vem a contribuicao de Rubem Alves. Continuando o mito. Há seres privilegiados – eles bem que poderiam ser chamados de anjos – aos quais é dado acesso a esse mundo espiritual de beleza. Eles veem e ouvem aquilo que nós nem vemos nem ouvimos. Aí eles transformam o que viram e ouviram em objetos belos que os homens normais podem ver e ouvir. É assim que nasce a arte. Ao ouvir uma música que me comove por sua beleza, eu me re-encontro com a mesma beleza que estava adormecida dentro de mim"

Eu acho que Rubem é um destes anjos que transforma o que vê em beleza.





quarta-feira, 18 de julho de 2012

TEXTOS, ILUSTRACÕES E CAPAS QUE FAZEM MEU CORACÃO PULAR

 Traduzir os livrinhos para mandar para o Brasil é bom e eu me perco nas horas fazendo este trabalho. Gosto de lidar com os livros e vê-los prontos  não tem preco. Masssss o que me encanta de verdade são as ilustracoes...ah, as ilustracões fazem meu coracão pular. Então SENHOR, se estiver me ouvindo, na próxima encarnacão seja generoso comigo, coloque uma editora no meu caminho e deixe eu trabalhar no meio dos livros. Conduza meu talento para esta área, atice minha intuicão e faca com que eu trilhe este caminho ainda na juventude, ou que eu tenha mais sorte e aconteca comigo o mesmo que acontece com alguns profissionais do setor que dizem: eu não escolhi esta profissão, ela me escolheu, tudo me empurrou para lá, nunca pensei em trabalhar com livros...só eu não tive esta sorte :(((.









terça-feira, 19 de junho de 2012

Lavagem Cerebral do bem


            “Lavagem  Cerebral” do bem.


Várias lavagens cerebrais do mal são feitas nas pessoas enquanto estão crescendo e formando sua personalidade. Algumas pessoas crescem acreditando em coisas absurdas que a religião impõe chegando ao cúmulo de cometer atrocidades em nome de Deus. Outras crescem se achando, feia, gorda, burra, incapaz e outras acreditando que a cor determina quem é mais importante etc. Tudo que é incutido na cabeca na mais tenra idade gruda no cérebro como uma cola e só com muuita dificuldade a pessoa se liberta desta gaiola mental. Pensando desta forma cheguei a conclusão que podemos trabalhar o cérebro de uma crianca para o bem…A “LAVAGEM CEREBRAL” DO BEM.

Podemos comecar com a AUTO ESTIMA, mostrando que ela é capaz, é inteligente, não é diferente de ninguém e que a forca que ela precisa para tudo nesta vida está dentro dela. Podemos ensinar também o RESPEITO AO PRÓXIMO…a importancia de respeitar as diferencas e deixar todo mundo ser feliz. RESPEITO AO MEIO AMBIENTE e a importância de tratar o planeta como se fosse a sua casa, e é (alguém joga lixo no chão da sala?) então porque jogar lixo na rua? A lavagem cerebral do bem podia continuar ensinando a IMPORTÂNCIA DE SE ADQUIRIR O HÁBITO DA LEITURA e como este hábito trará coisas boas, abrirá a mente e muitas portas. Poderíamos e deveriamos ja estar fazendo uma importante lavagem cerebral do bem mostrando às criancas o PODER DESTRUTIVO DAS DROGAS e falar como é escuro e fundo o poco para onde ela leva as pessoas e de onde poucas conseguem sair. A droga tem se mostrado o mal do século e o aumento da violência também se deve ao maior número de consumidores porque, quando drogada, a pessoa perde a dignidade e a nocão do certo e errado… ela mente, ela rouba, ela mata, ela se prostitui e se destroi como ninguém mais seria capaz de fazer…vira um lixo, um ZUMBI, um nada…e a família morre junto.

Quando se aproximar de uma crianca, escolha um tema e faca a “lavagem cerebral” do bem…se não tiver nada bom para falar se cale, mas se abrir a boca ensine a ela o caminho para se viver bem, de forma equlibrada e em harmonia com todos. Estes conceitos repetidos muitas vezes também vão grudar no cérebro mas teremos entao, pessoas melhores e mais equilibradas.

Quando falamos com uma  crianca, contamos uma história ou ensinamos algo e conseguimos capturar olhares como estes da foto abaixo, é porque a magia aconteceu, a mensagem foi passada e alí tem uma pessoinha transformada. Acredito piamente nisso e sei que o livro é o melhor meio para alcancar todos os caminhos da mente infantil.

Foto de Juliano Rocha feita durante uma contacão de histórias na Vila Zumbi em Curitiba. (esta foto tem alma)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

FAXINA MENTAL É TUDO DE BOM :))

Ja perceberam como tudo fica leve quando fazemos uma faxina na casa, ou organizamos os armários, a bolsa ou damos aquele trato no jardim depois que o inverno passa? Nos sentimos renovadas, parece que tudo ficou mais leve e isso apenas pelo fato de colocarmos tudo em seu devido lugar e nos livrarmos do que estava entulhado. Mas existe um lugar que precisamos também, sacodir a poeira, jogar fora o que não serve, colocar tudo no seu devido lugar mas vamos protelando, protelando, juntando mais e mais lixo e quando o lixo ja está tranbordando e fedendo…algumas pessoas explodem, outros tomam remédio, outros adoecem, e muitos procuram um terapeuta. Sim, estou falando da nossa cabeca. Este rodeio todo é para falar do livro “Feliz por nada” da escritora Martha Medeiros. Para os mais preconceituosos ja vou falando que não se trata de um livro de auto ajuda, embora eu ache que todos os livros, querendo ou não, desempenham este papel. Este livro está classificado como não ficcao. O que aconteceu quando o peguei para ler no voo entre Brasil e Holanda, uma semana atrás,  foi o seguinte:  De repente a faxina comecou. Coisas que estavam guardadas lá no fundo do armário e que eu nem lembrava mais foram surgindo. Coisas inúteis, velhas, fora de uso, que não serviam mais e estavam alí apenas entulhando e que eu resolvi me livrar naquele momento. Tinha “lixo” pequenininho que cheirava muito, outros “lixos” maiores mas que dava para ser reciclado e também coisas novinhas que precisavam ser guardadas com carinho. Durante o tempo que fiquei lendo quase podia sentir a poeira saindo por todo os lados e o refrescante cheirinho de limpeza no ar. Livro bom é assim, não complica, passa a mensagem, te acrescenta e ajuda você a fazer a faxina sem precisar pagar uma profissional…simples assim. Adorei e recomendo.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A CIDADE DOS LIVROS

Na provincia de Gelderland na Holanda existe uma cidadezinha chamada Bredevoort. A populacao desta pequena cidade e de apenas 1.600 habitantes e em 1993 algumas pessoas tiveram a ideia de revitalizar a cidade que estava esquecidinha. Nascia entao BREDEVOORT BOEKENSTAD - Cidade dos Livros. A cidade conta com 30 sebos, inclusive alemaes, 1 livraria inglesa, 1 editora, centro de documentacao regional, galeria de arte, atelies e tambem organiza feira de livros na primavera e verao. Muitas livrarias e casas tem em frente uma estante com livros que permanecem la mesmo quando anoitece e tudo fecha. Isto se chama HONESTY BOOKSHOP onde a pessoa pega o livro que quer e coloca o dinheiro em uma caixa que fica ao lado...tudo na confianca. Sim, ainda existe um lugar assim no mundo :))) que bom!!! Hoje estive la visitando a cidade com um casal querido de amigos mas infelizmente o tempo nao estava bonito, chovia e isso fez com que o movimento maior fosse dentro das livrarias e nao nas ruas e nas barracas da praca . Eu fiz algumas fotos e compartilho aqui com voces. E tudo tao bonitinho que parece cidade cenografica do Projac :))





























sábado, 31 de março de 2012

Os caminhos estao aumentando, ficando sinalizados e alcancando os lugares mais distantes :))


Hoje assisti uma reportagem que fala que o Brasileiro está mais consciente de que para combater a criminalidade, não basta investir na seguranca pública, tem que investir em Educacão primeiro. Ao mesmo tempo tenho visto tantas, mas tantas acões no sentido de levar educacao e cultura para a populacao que só posso dizer que algo comecou a mudar. Não estou falando de acões do governo porque se formos esperar por estas acões o Brasil caminha a passinho de tartaruga. Estou falando de pessoas que, apesar de terem suas ocupacoes, sua vida atribulada, arrumam um tempinho para levar conhecimento para criancas e adultos e com isso mudam vidas. Tempos atrás escrevi aqui sobre uns livrinhos infantis que foram colocados a venda na biblioteca onde trabalho por um precinho simbolico, e como consegui te-los para traduzir e mandar para o Brasil. Quando escrevi o post não sabia exatamente para onde eles iriam, ainda não tinha achado um destino certo. Passei alguns meses só traduzindo e trabalhando nos livrinhos e a boa notícia é que, andando de blog em blog, encontrei duas pessoas mais que especiais que moram em Curitiba e que tocam 2 projetos muuuuito legais. Resolvi então que os livrinhos iriam para as mãos delas e não poderia ter escolhido melhor. Daniele Carneiro criou uma Biblioteca Comunitária em um Sítio - aqui você fica sabendo tudo sobre a biblioteca, o sítio, além de ter muuuitas dicas sobre como montar uma biblioteca comunitária, doar, cuidar dos livros etc. http://bibliotecadositio.blogspot.com/


Jô Bibas está a frente da FREGUESIA do LIVRO que pretende espalhar por toda a cidade pontos de empréstimos de livros, além de abastecer pequenas bibliotecas comunitárias já existentes. Permitir que todo mundo tenha acesso a livros é a ideia - aqui voce fica sabendo mais sobre o assunto e também pode preencher um formulário, cadastrar sua biblioteca ou criar um ponto de empréstimo no seu comércio - http://freguesiadolivro.wordpress.com/


Ja enviei uma caixa com livrinhos para Curitiba, mas ainda tenho alguns para traduzir e alguns (em torno de 45 no momento) ja traduzidos, mas estes irão comigo para o Brasil na próxima viagem porque o custo do correio é elevado para enviar sempre. Quando enviei a primeira leva de livros fui presenteada com um post no blog livros e afins http://livroseafins.com/livros-holandeses-reaproveitados-para-leitores-brasileiros/ e com um post na Freguesia do livro http://freguesiadolivro.wordpress.com/2012/03/15/livros-da-holanda-para-a-freguesia-pura-magia/ - lá voces tambem podem ver fotos dos livros holandeses depois de trabalhados.


O que posso dizer para vocês é que entrem nos blogs, leiam sobre doacão de livros, leiam sobre os projetos, facam suas doacões, participem, facam a diferenca porque qualquer pessoa que você alcanca com a leitura é uma vida que você modifica e um país que você melhora.


Estou planejando um visita a um lugar especial aqui na Holanda que quem ama livros vai pirar. Bom, primeiro eu preciso ir lá pessoalmente e fazer umas fotos, depois volto aqui e faco um post...aguardem :))


bj