quarta-feira, 17 de agosto de 2011

NA TERRA DOS CEGOS, QUEM TIVER UM OLHO SERA REI.




Anos atras houve uma febre na educacao onde as pessoas, empolgadas com os novos teoricos, queriam porque queriam mudancas. Passaram a criticar tudo que dizia respeito a educacao tradicional, ao sistema fonico, as cartilhas etc. Nesta epoca eu estava na faculdade e via com certa desconfianca tamanha empolgacao com coisas que eram apenas teorias. Lembro que tinhamos uma professora que defendia o sistema tradicional mas apenas eu e mais 6 alunas concordavamos com ela. As outras alunas achavam que ela deveria ser enterrada junto com o sistema fonico e dar espaco ao tao comentado e sonhado construtivismo. Comecaram a falar que a forma como ensinavam as criancas era traumatizante. Copiar texto da lousa traumatizava, ditado traumatizava, corrigir no caderno as palavras que o aluno escrevia errado traumatizava etc (estranho que eu nao me lembro de ter feito terapia por estas ou outras razoes). Tanto falaram e tanto fizeram que conseguiram ir mudando tudo no sistema de ensino, chegando ao ponto de passar de ano os alunos que nada aprendiam para nao correr o risco de traumatizar. Hoje, muito anos depois o que vemos e que o tal cons(des)trutivismo so piorou a situacao. Tudo muito bonitinho nas primeiras series mas que depois, nas series seguintes, mostra com clareza que e um metodo que deixa lacunas. Ai perguntavamos para as professoras das criancas: mas voces nao mostram a diferenca do som, por exemplo, de uma palavra com um R e com 2 Rs? Nao, repondiam as entendidas. As criancas precisam descobrir a diferenca sozinhas...que lindo!!. o problema e que a maioria nao descobria (bre) a diferenca sozinha e estao ai pela vida escrevendo o gato MOREU, e eu morro (moro) em Sao Paulo (isto e apenas um exemplo pequenininho do estrago). O alunos que tem pais esclarecidos, que participam do processo de aprendizagem e dao um reforcinho em casa ajudando com as licoes e explicando o que nao foi explicado na escola, tem um pouco mais de sorte. Massss os que tem pais sem instrucao, que nao sabem ou nao tem tempo de ajudar, estes viram analfabetos funcionais. A situacao fica ainda mais grave quando pegamos professoras novas que estudaram ja pelo novo metodo e que, tambem, tiveram um ensino deficiente. Vamos as cenas REAIS.


Cena 1 - Uma mae esta conversando com a professora do aluno. A professora gosta muito do aluno e faz um elogio. - Mae, eu gosto muito do seu filho porque ele e um menino muito inteligente e muito INTERESSEIRO (ela queria dizer interessado).


Cena 2 - Em uma escola particular o menino escreve ao lado do desenho a palavra helicoptero. A professora ao corrigir risca a palavra escrita corretamente e escreve Elicoptero ao lado.


Cena 3 - A crianca escreve na prova que o coelho e um mamifero e a professora questiona o aluno, sugerindo que o coelho e oviparo...afinal de onde vem os ovos de chocolate ne?...tem que rir para nao chorar.


Claro que alguns dirao que a culpa nao e do construtivismo, que e do governo, do salario baixo dos professores que os deixam desmotivados etc etc. Eu acho que realmente o problema esta na soma de tudo, mas que as mudancas foram para pior eu nao tenho duvida. Agora, estamos diante de uma nova febre. Alguns estao achando que escrever a mao, usar caneta e papel nao faz mais sentido quando se tem computadores e chamam de atrasados no tempo quem discorda. Sabemos que tecnologia chegou para ficar, que e otimo e que nao da mais para viver sem ela mas as pessoas precisam ter equilibrio. Nao se pode sair fazendo uma caca as bruxas a tudo que diz respeito ao passado. Imagine as pessoas, que ja nao tem uma educacao maravilhosa, perdendo a habilidade de escrever...so saberao teclar. Eu falo que se continuar assim, vai chegar o dia em que eles falarao que ler em voz alta para uma crianca e coisa do passado, do tempo da vovo e que quando voce imita o som do vento ou a voz da bruxa da estorinha voce traumatiza a crianca e que o melhor e colocar um CD para ela escutar. Minha mae dizia que em terra de cego quem tem um olho e rei. Entao aqui vai um conselho: Eduque seu filho com um pe no presente e um no passado, faca com que ele absorva o que tem de bom agora sem deixar de absorver o que era bom no passado, incentive a crianca a ler, a escrever e nao apenas teclar. Se ela tiver todas estas habilidades com certeza sera um rei em uma terra de CEGOS.