sábado, 16 de outubro de 2010

UM DIA DE TIETAGEM :))





Ja comentei aqui que faco parte de um grupo de mulheres que se reunem a cada 3 meses para trocar livros...nosso clube se chama Entre Mulheres e Letras (http://www.entremulhereseletras.wordpress.com/) . Encontrar as meninas e sempre muito, muito legal e, as vezes, nos encontramos tambem fora da data dos encontros e ontem foi um destes dias. Fomos a Utrecht para a tarde de autografos de Isabel Allende e posso dizer que foi uma tarde muito especial. Apesar do grupo nao estar completo porque algumas das meninas tinham outros compromissos (o que foi uma pena) , conseguimos reunir parte do Grupo. Utrecht ja e um show a parte, com a presenca de Isabel ficou ainda mais interessante.
bj









terça-feira, 5 de outubro de 2010

E FOI PARA O SEGUNDO TURNO :))


Agora e esperar que a LUCIDEZ tenha mais forca do que a DOUTRINACAO.
Torcendo.

domingo, 3 de outubro de 2010

Dia de Eleicao



Fui convidada a trabalhar no dia das eleicoes e aceitei. Dormi na casa de uma amiga em Rotterdam (obrigada Simone querida) para poder estar cedo no Consulado. O dia saudou nossa festa Democratica com sol e ceu azul, o que colaborou para que muuuitos brasileiros comparecessem ao Consulado para votar. Em alguns momentos ficou realmente um sufoco porque muitos eleitores deixaram para retirar o titulo na hora e outros precisavam trocar por um novo ja que houve algumas alteracoes no titulo. Alem de ter aquele clima de Brasil e eu realmente me sentir dentro do meu pais, pude encontrar muitas amigas reais e conhecer algumas que, ate entao, eram virtuais... pessoas especiais que escrevem em seus blogs dicas preciosas para quem mora no exterior. Tambem vi muita gente anonima simpatica...um ou outro estressado (foram poucos)...massss do stress destas pessoas tirei uma licao e prometi a mim mesma que, mesmo estando em TPM, eu NUNCA vou perder a compostura quando estiver irritada com alguma coisa em algum orgao publico (procurarei mostrar a minha insatisfacao, caso realmente haja descaso, mas sem parecer uma pessoa a beira de um ataque de nervos). So quando a gente ve uma pessoa perdendo a compostura por algo pequeno e que nos conseguimos enxergar como isso e FEIO...passa uma imagem de loucura, descontrole, sei la e estranho.
Durante as horas que trabalhei no Consulado eu nao tinha candidato, nao podia falar de politica com os eleitores e respeitei isso, mas como cidada eu espero realmente que esta eleicao va para segundo turno. Agora e esperar para ver.
bj

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O SANTO DO PAU OCO




E vai chegar o dia que o povao cego vai pedir para o Papa canonizar o tal do Lula em vida, porque para este povo tuuuudo agora e milagre do talzinho. Nao demora e vao comecar a falar que so olhando a foto dele se curaram de doencas graves ou engravidaram sem ter utero (fanatismo nao tem limite ne?). Eu vou dizer uma coisa: NUNCA NA HISTORIA DESTE PAIS eu vi um presidente tao escorregadio, com tanto talento para encobrir as falcatruas dos companheiros petralhas e com tanta capacidade de enrolar milhoes de pessoas com apenas uma frase: "EU NAO SABIA DE NADA"...realmente muito engenuo ele.

sábado, 28 de agosto de 2010

MAGICO


A Line me colocou na brincadeira, entao vamos la. Tem tanta coisa que e magica nesta vida que fica dificil falar tudo aqui...tudo depende do momento. Para mim magico e:
1) Conseguir manter uma conversa em holandes por no minimo 10 minutos sem ter que falar: Sorry, Ik begreep het niet. E raro mas quando acontece e magico...rsrsr
2) Saber que nos, so nos podemos escrever nossa historia e mais ninguem...a ma noticia e que nao vai ter ninguem para culpar.
3) Ir para o Brasil ficar com minha filha.
4) Entrar no mar...de preferencia quando a praia esta quase deserta.
5) Encontrar amigos queridos, jogar conversa fora e rir muito.
6) Ver como a vida ensina certas pessoas a mudarem seus conceitos.
7) Assistir o ao vivo e a cores o desfile das escolas de samba do Rio ou de Sao Paulo (todo mundo deveria fazer isso um dia...realmente e magico).
8) Sonhar que esta voando.
9) Andar de onibus, trem, bicicleta ou a pe a apreciar as paisagens desta pequeno pais chamado Holanda...e muito magico.
10) Para finalizar, magico seria no dia 3 de outubro, descobrir que todas as pessoas que responderam a pesquisa de ibope e falaram que vao votar na Dilma do PT, na verdade estavam apenas fazendo uma brincadeira de mau gosto...apenas uma pegadinha para o ibope cair do cavalo. Ainda nao estou acreditando.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Usando o dinheiro Publico com decencia...sem enrolacao























Nao poderia deixar de postar aqui a reportagem de Marcia Curvo sobre a inauguracao da bilbioteca no aeroporto de Amsterdam. Enquanto isso no Brasil o povo elege Dona Dilma do PT...sem comentarios.

Princesa Laurentien inaugura Biblioteca na Holland Boulevard no Aeroporto Schiphol

Data: 25/08/2010

Marcia Curvo

"Inaugurada oficialmente nesta terça-feira (25/08) pela Princesa Laurentien, a Biblioteca do Aeroporto Schiphol que está localizada depois do controle de passaportes, na Holland Boulevard.
A biblioteca, que oferece literatura, música e filmes, é uma iniciativa da ProBiblio com a cooperação da Associação de Bibliotecas Públicas da Holanda. Museus e instituições culturais também ajudaram a formar o acervo. Esta é a primeira biblioteca inaugurada em um aeroporto, no Schiphol os passageiros podem ler livros traduzidos para 29 idiomas diferentes, ouvir música e assistir filmes sem nenhum custo extra. Nove iPads foram doados pela Apple, também há um dispositivo chamado "TankU", criado pela biblioteca pública DOK Delft , que permite que filmes sejam salvos no celular. Assim, os visitantes poderão levar algo da Holanda com eles ou acabar de assistir ao vídeo no voo.

A Holland Boulevard está localizada no corredor entre os terminais E e F do Aeroporto Schiphol que foi todo modernizado e expandido para atender inúmeros passageiros de todas as idades que por ali passam diariamente, que totalizam 18 milhões por ano. O espaço abre todos os dias 90 minutos antes da partida do primeiro voo e fecha somente depois de 30 minutos que o último voo decola.
Holland Boulevard: o que há de melhor da Holanda
O Aeroporto Schiphol oferece este espaço para que os milhares de passageiros que por ali passam, se sintam re-energizados e mergulhados na cultura e litaratura holandesa. Mesmo os passageiros que não tenham a Holanda como seu destino final, poderão ali ter uma amostra da arte, cultura e literatura do país.

Hospitalidade do Schiphol
Para criar um ambiente onde os passageiros possam se sentir em casa, "salas de estar" foram instaladas na Holland Boulevard - espaços aconchegantes com lareiras, aparelhos de TV e até um piano, oferecendo, assim, um lugar perfeito para para sentar e relaxar, agradando aos passageiros de qualquer faixa etária. Nem mesmo os passageiros bebês foram esquecidos, há um espaço criado especialmente para eles, o Babycare Lounge, que preenche todas as necessidades deles. No espaço KidsForest as crianças podem se esbaldar nas casas de árvores, escalando barras e em escorregadores.

Serviços, lojas e lanchonetes
Há vários tipos de lanchonetes, lojas e serviços para os passageiros que passam pela Holland Boulevard em ambiente inspirador com um toque holandês em tudo que se vê. Nas lanchonetes os passageiros podem desfrutar de especialidades da Holanda, como "poffertjes", "kibbeling" (retalhos de bacalhau fresco empanados e fritos) e "kroketten" são alguns exemplos da culinária local. No bar Bols Jenever Experience é oferecida a mais autêntica bebida alcóolica holandesa, famosa no mundo inteiro, jenever.

Os passageiros também podem apreciar, sem nenhum custo, as obras de artes originais de mestres holandeses no Rijksmuseum do Schiphol e comprar obras de design holandês contemporâneo. Para os aprecidadores de chocolate há uma loja com produtos autênticos da Van Wely Chocolatiers, além de uma loja de flores a Aviflora, um moderno Holland Casino, massagens Back to Life e, por último, uma loja de vendas de excursão turística por Amsterdã.

Schiphol - o aeroporto preferido da Europa
Amsterdam Airport Schiphol pretende se tornar e permanecer aeroporto preferido da Europa - o que significa que os passageiros farão opção por viajar via Schiphol. Amsterdam Airport Schiphol é mais que simplesmente um aeroporto. É um "hub" dinâmico onde as pessoas e mundos se encontram, como uma cidade moderna. Ele fornece uma variedade de instalações adequadas para todos os grupos-alvo permitindo que os passageiros passem seu tempo no aeroporto de uma maneira inspiradora e agradável. A nova Holland Boulevard com a sua única Biblioteca de Aeroporto oferece essa ambição".
Quem sabe um dia, quando o povo aprender a votar, chegaremos la.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS



A Teoria das Janelas Quebradas e o titulo do novo livro de Drauzio Varella. O livro traz uma selecao de cronicas publicadas ao longo de 10 anos no Jornal Folha de Sao Paulo. Leitura leve e gostosa como se voce estivesse batendo um papo com alguem. Mas o post nao e para falar do livro e sim do titulo do livro. Abaixo uma explicacao, que eu extrai da internet, explicando o que vem a ser a Teoria das Janelas Quebradas.

“ Em 1982, o cientista político James Q. Wilson e o psicólogo criminologista George Kelling, ambos americanos, publicaram na revista Atlantic Monthly um estudo em que, pela primeira vez, se estabelecia uma relação de causalidade entre desordem e criminalidade. Naquele estudo, cujo título era The Police and Neiborghood Safety ( A Polícia e a Segurança da Comunidade), os autores usaram a imagem de janelas quebradas para explicar como a desordem e a criminalidade poderiam, aos poucos, infiltrar-se numa comunidade, causando a sua decadência e a conseqüente queda da qualidade de vida.
Kelling e Wilson sustentavam que se uma janela de uma fábrica ou de um escritório fosse quebrada e não fosse imediatamente consertada, as pessoas que por ali passassem concluiriam que ninguém se importava com isso e que, naquela localidade, não havia autoridade responsável pelo manutenção da ordem. Em pouco tempo, algumas pessoas começariam a atirar pedras para quebrar as demais janelas ainda intactas. Logo, todas as janelas estariam quebradas. Agora, as pessoas que por ali passassem concluiriam que ninguém seria responsável por aquele prédio e tampouco pela rua em que se localizava o prédio. Iniciava-se, assim, a decadência da própria rua e daquela comunidade. A esta altura, apenas os desocupados, imprudentes, ou pessoas com tendências criminosas, sentir-se-iam à vontade para ter algum negócio ou mesmo morar na rua cuja decadência já era evidente. O passo seguinte seria o abandono daquela localidade pelas pessoas de bem, deixando o bairro à mercê dos desordeiros. Pequenas desordens levariam a grandes desordens e, mais tarde, ao crime”.

No Livro do Drauzio Varella um dos capitulos fala sobre a teoria e conta que um grupo de holandeses da Universidade de Groningen publicou na revista Science um estudo que esclarece alguns pontos obscuros da teoria, ja que a mesma gerou controversias no meio academico por falta de dados empiricos capazes de comprova-la.

Foram feito 6 experimentos com situacoes ordeiras e situacoes de desordem para analisar o comportamento das pessoas {todas as experiencias estao descritas no livro) e o resultado foi impressionante.

Na minha opiniao esta teoria realmente faz muito sentido e vou citar como exemplo o Metro de Sao Paulo. Para quem nao e de Sao Paulo e nunca esteve la eu vou explicar: O metro de Sao Paulo, apesar de antigo, e o lugar mais limpo, brilhante e organizado que eu ja vi (nota 1000 para os admnistradores). Certa vez recebi um e-mail, daqueles engracados, onde tinha uma lista dos grandes misterios da humanidade e dentre eles estava o misterio da limpeza do metro de Sao Paulo. Agora falando serio: consciente ou inconsciente os administradores do metro usam a Teoria das Janelas Quebradas . Sei disso porque, ano passado minha sobrinha, que estava concluindo o curso de arquitetura, conseguiu um estagio no metro. Quando ela esteve na Holanda me visitando fiz a pergunta que nao queria calar: Como eles faziam para manter o metro tao limpo, sem nenhuma pichacao, sem banco quebrado, sem vidro quebrado e sem papel no chao, sendo que por ali passam milhares de pessoas por dia? Ela disse que qualquer coisa que seja quebrada durante o dia e trocada durante a madrugada e quando amanhece tudo esta em ordem, o que faz, na minha opiniao, com que as pessoas nao sintam vontade de praticar vandalismo. Entao eu penso que realmente tudo faz sentido, porque, se eles deixassem o metro hoje com um vidro quebrado, amanha com um banco quebrado, deixassem os vandalos picharem aqui e acola, em pouco tempo andar no metro seria como andar em um esgoto. Se funciona la com certeza funcionaria em outros lugares, so falta um pouquinho de boa vontade.