domingo, 17 de agosto de 2008

Um velho calcao de banho, um dia pra vadiar, um mar que nao tem tamanho...um arco-iris no ar.







Bom, faltou o arco-iris no ar mas finalmente sexta-feira eu consegui tirar o namorido de casa (ele e meio devagar) e o dia ajudou muito. Ceu azul, sol quentinho, transito legal, praia pouco movimentada e um mar que nao tem tamanho :))


Incrivel como este tipo de passeio recarrega minhas baterias. Avida fica mais simples, os problemas parecem pequenos, os pensamentos ficam mais organizados na cachola e tudo flui mais facilmente...decididamente, rotina, tedio e vida caseira nao e minha praia. Tudo bem que nao preciso estar passeando o tempo inteiro, mas preciso estar ocupada com algo...corpo e mente. Ate curto ficar em casa de vez em quando vendo um filminho, pintando uma paredinha, organizando um armario...mass se a vida for so isso o individuo enlouquece ne??? Agora estou na expectativa do bendito curso de holandes que provavelmente comecara em setembro (ESPERO)...ja fiz o teste de nivel na escola e agora aguardo a carta. Tambem quero e vou procurar alguma ocupacao remunerada (mesmo sendo poucas horas e pouco dim-dim) porque preciso disto e sinto falta de sair todo dia para trabalhar. No geral a vida esta caminhando dentro do esperado. Quando decidi mudar de pais sabia que precisaria de um tempo para ter de volta a vida parecida com a que tinha...meu trabalho, meu carro, minha autonomia etc. De qualquer forma dando um passinho de cada vez eu vou, aos poucos, me aproximando do que eu quero.

beijo


sexta-feira, 18 de julho de 2008

ANDANDO POR AI...
















Eu e minha sobrinha Jessica passeamos muito nos ultimos dias. Fomos a Amsterdam visitar museus, o distrito da luz vermelha e curtir a movimentacao de gente indo e vindo (paulista gosta disto - kkkk). Visitamos Madurodam onde e possivel ver todos os principais pontos turisticos da Holanda em maquetes maravilhosas...Antuerpia onde da vontade de comer todos os chocolates do mundo e depois tentar entrar nas roupas ma-ra-vi-lho-sas que eu so vi nas lojas de la. Visitamos tambem Utrecht onde encontramos lojinhas com coisas tao diferentes que ficamos pensando o quanto deve ser bom ter dinheiro para gastar sem pensar no saldo bancario (ate a lojinha dentro da igreja era especial e diferente) ai,ai,ai preciso voltar la. Andamos de bicicleta para gastar as calorias, diminuir a culpa da comilanca e admirar a paisagem de postal que faz tao bem para a alma...tambem caimos com as bicicletas enroscadas pelo guidao -kkkkk mas isso nao atrapalhou o passeio...levantamos, sacudimos a poeira e pedalamos mais 1 hora. Aproveitamos para fotografar as casas todas enfeitadas para comemorar a chegada de uma baby ou a chegada dos 50 anos de idade (eu heim!!!! deixar todo mundo saber????). No Brasil escondemos a idade, tentamos retardar o inevitavel, nao queremos nem de longe aparentar uma senhora de 50 anos...aqui eles enfeitam a casa com bonecos "terriveis" e todo mundo fica sabendo...ja avisei o fofo que nao quero isso nos meus 50 anos (to fora). Falando de velhice, eu gostaria de estar tao elevada espiritualmente a ponto de achar que velhice e tudo de bom. Tirando a parte que voce fica mais experiente, sabia, nao sofre mais por besteiras e comeca dar valor ao que realmente vale a pena...o resto e uma degradacao. A vista comeca a falhar, a memoria tem apenas uma pequena lembranca, as pernas nao obedecem seu comando e tudo comeca a ficar realmente terrivel...bom, melhor nao se aprofundar no assunto, vamos voltar ao que interessa. Foram dias muito bons, andamos muito, admiramos tudo, sorrimos bastante e nosso coracao esta alegre...isso e que importa, isso e que e viver.
PS: a menininha loira que aparece em uma das fotos em Madurodam E REAL...a lindinha estava toda encantanda com o movimento do barco que passava embaixo da ponte (lindo ne???)
beijo

quinta-feira, 10 de julho de 2008

ORIGINAL!!!!??????



Voces reconhecem a sandalia ao lado????? E, eu sei que parece...parece mas nao e. Andando pelas lojas encontrei esta terrivel falsificacao das nossas sandalias Havaianas. A pessoa que falsificou nem se preocupou em pesquisar qual era o idioma falado no Brasil. Na Sandalia que ele chama de BAHIANAS esta escrito LAS ORIGINALES com direito a bandeirinha do Brasil. O fabricante deve pensar (como muitas pessoas no exterior) que no Brasil se fala espanhol e se danca Salsa. Olhando para esta falsificacao tao descarada fiquei imaginando que entao o preco deveria ser muito baixo, mas para minha surpresa a falseta custa quase 15 euros...muito caro e nem sao LAS ORIGINALES :))

beijo

sexta-feira, 27 de junho de 2008

VOLTANDO DA TERRINHA DA GAROA PARA A TERRINHA DAS TULIPAS :))


Quando cheguei a Sao Paulo estava fazendo um final de tarde lindo, quente e eu nunca tinha visto a cidade tao bonita...a sensacao foi muiiiito boa (acho que era saudades). Fui a Sao Paulo matar a saudade do povo e resolver umas pendencias, entao nao foi o que se pode chamar de FERIAS porque andei muito, peguei muita fila em banco e arrumei uma super bolha no pe. Mas tudo e compensado quando voce encontra as pessoas que voce gosta, da muita risada, conversa, toma um sorvetinho, almoca, passeia em shopping e nao ve o tempo passar...algumas amizades sao realmente especiais. Encontrar a minha amiga Nanci toda eletrica, fazendo milhoes de perguntas e sair para uma "visitinha rapida" na academia e na Gislene foi muito bom :))...sentir o abraco apertado e sincero da Ana, almocar com algumas amigas do trabalho, sair com minha filhota linda e conversar sobre a vida, ver a familia, almocar a comidinha do meu cunhado Fran, ficar 15 dias com minha irma...tudo isso foi muito, muito prezeroso. O tempo foi curto e nao foi possivel visitar todas as pessoas que eu queria mas se elas lerem este blog aqui vai um recado: Nao visitei por falta de tempo mas voces estao sempre na minha mente e no meu coracao. Agora estou de volta e ontem tive mais um dia especial...passei o dia em Amsterdam com minhas amigas Gal e Valerie. Gal vive aqui e Valerie esta apenas de passagem...foi bom demais estar com voces :)). Proxima semana recebo a visita da minha sobrinha e sei que serao tambem dias muito especiais....alias, se alguem que vive na Holanda ler este blog, estou aceitando sugestoes de programa bom, barato e de facil acesso para levar uma garota de 22 anos...o que e imperdivel na opiniao de voces????

beijo
Ju

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Rapidinhas


Amanha estou indo para o Brasil. Infelizmente nao vou curtir a areia da praia com uma agua de coco e uma sandalia havaiana como da foto ao lado. O Cenario sera um transito caotico com milhoes de motoqueiros buzinando na sua orelha, frio, uma garoa fininha e um ritmo frenetico de pessoas indo e vindo...acertou quem imaginou Sao Paulo. Masssss estou feliz porque vou encontrar pessoas queridas e vou passear em shoppings maravilhosos onde posso ficar ate as 10 da noite se sentir vontade (aqui somos convidados a nos retirar da loja as 5 horas da tarde - affff). Falando em transito caotico...eu sempre disse e ainda acho que quem dirige em Sao Paulo dirige em qualquer lugar do mundo, mas outro dia eu dirigi por duas horas aqui na Holanda em uma pista maravilhosa com poucos carros e nunca senti tanto medo. Incrivel como dirigir em um pais que nao e o seu te deixa insegura (medo de nao reconhecer placas, de fazer uma barberagem, matar um ciclista, um pato ou sei la o que mais). Quando finalmente cheguei no meu destino parecia que eu tinha carregado o carro nas costas :)). Devagar eu vou me soltando.

Esta Semana tive mais um bom momento aqui na Holanda. Recebi uma carta do ROC convidando para uma entrevista em uma escola para avaliar o meu nivel de conhecimento da lingua. Para minha surpresa o teste, que durou pouco mais de 1 hora foi tranquilo e eu consegui me virar muito bem. A moca que fez a entrevista disse que vai me colocar em um grupo um nivel acima porque meu teste foi bom...fiquei feliz. As aulas comecarao apenas em setembro e eu nao vejo a hora que setembro chegue. Bom, agora vou terminar de arrumar minhas malinhas porque o tempo aqui nesta terra nao passa voa. Eu acordo, me envolvo em alguma atividade e quando percebo ja e hora de dormir.

Fui

domingo, 25 de maio de 2008

Apenas tricotando...


Se existe algo que eu ainda nao consigo entender e a distancia que as pessoas por aqui mantem de seus familiares. Nao estou falando em ficar 15 dias ou 2 meses sem se ver ou telefonar porque a vida e corrida...falo de ficar anos sem conversar e de repente receber um telefonema para um churrasco. Ontem fomos na casa do irmao do meu namorido para um churrasco em comemoracao a aquisicao de uma nova casa. O irmao foi simpatico e nos recebeu com um sorriso aberto mas eu nao consegui perceber intimidade, cumplicidade, carinho, amor ou seja la que nome se da aquela expressao em nosso rosto quando encontramos alguem que amamos. O churrasco e um pouco diferente dos churrascos que fazemos no Brasil...nao tem musica e as pessoas ficam sentadinhas todas comportadinhas em circulo (apenas no final vi alguns grupos conversando "animadamente"). Outra coisa que perecebi e que as pessoas por aqui ficam muito ansiosas para que voce fale holandes (como se fosse a lingua mais facil do planeta). Todo mundo pergunta quando voce vai comecar a estudar e se voce ja entende um pouco o holandes, massssssss nao pensem que e uma pergunta inocente...soa mais como uma cobranca. Toda esta cobranca tem um lado positivo porque te estimula a aprender o mais rapido possivel o idioma para nao mais se sentir um peixe fora d'agua. Nao estou reclamando do jeito holandes de ser e sim pontuando algumas diferencas que existem entre as duas culturas. Outra coisa que aprendi e que nunca devemos beijar uma crianca no rosto porque elas ficam todas durinhas e fazem cara de nojo (este negocio de beijar e abracar e mesmo coisa da nossa cultura e eles nao estao acostumados com isso). Devagar vou descobrindo o que posso e o que nao posso fazer por aqui e aquela vontade enorme de abracar gostoso eu guardo para os meus amigos e familiares quando for passear no Brasil :)))).
Agora mudando de pato para ganso:
Para quem gosta de ler blogs interessantes eu deixo aqui uma dica - http://www.patriciaamorim.com/ (uma brasileira nas arabias). As historias sao muito interessantes e acabamos conhecendo um pouco mais de outra cultura. Outro blog muito interessante e escrito por uma mulher muito inteligente e http://sindromedeestocolmo.com/
beijo

domingo, 4 de maio de 2008

Sol deixa a vida mais bonita, alegre e colorida


Hoje o dia estava lindooooo e me deu uma enorme vontade de andar de bicicleta. Ainda nao me arrisco a entrar em algumas trilhas (rotas) que existem por aqui porque tenho medo de me perder e nunca mais achar a ciclovia principal - heheheheheh. Resolvi andar em linha reta sem me arriscar nas trilhas e ver onde eu chegaria. Sinceramente eu acho que mesmo andando em linha reta voce consegue pedalar por toda a Holanda. Enquanto pedalava encontrei varios grupos de pessoas indo e vindo, entrando e saindo das trilhas. Tinha Grupo de pessoas jovens, grupo de pessoas idosas, pessoas sozinhas e familias (pai, mae e os pimpolhos e suas bicicletinhas..muuuito bonitinho). Realmente o sol faz os holandeses sairem da toca e curtirem a vida. Eu estava na categoria "pessoas sozinhas" porque em casa as pessoas estavam com preguica aguda. Pedalei por 1 hora e cheguei em uma cidadezinha chamada Rucphen (acho que e assim que se escreve) e resolvi retornar. No caminho de volta continuei encontrando muitas pessoas e fotografei alguns grupos (observem que no meio de todo este verde tem pessoas pedalando). Quando finalmente cheguei de volta a minha cidade resolvi pedalar ate o centro para verificar se a sorveteria estava aberta (2 horas de pedalada merece um sorvetinho ne???). Para minha supresa todo o comercio estava aberto, lojas, mercados, farmacias e sorveterias :)). Sentei, tomei meu sorvetinho bem devagar para curtir cada pedacinho, tomei uma agua e voltei para casa. Nao pensem que cheguei em casa cansada porque este tipo de passeio tem gostinho de quero mais e da proxima vez vou mais longe.
beijo